Postagens populares

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fala Sério... Praticar o Bullyng não tem graça nenhuma!


Fala Sério... Praticar o Bullyng não tem graça nenhuma!

A violência é um tema que tem ocupado lugar de destaque em diversas áreas e seguimentos da nossa sociedade. Isto se dá em decorrência das atitudes violentas estarem se tornando práticas cada vez mais comuns.
O TEMA: “PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA” encerra em si mesmo uma necessidade de mudança de atitude!
A violência atinge toda a sociedade e ela se manifesta sob diversas formas. Neste artigo quero abordar apenas uma das formas de manifestação da violência: o Bullyng.
De acordo com a definição encontrada na enciclopédia livre Wikipédia, Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
No Brasil, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica a palavra bulir como equivalente a mexer com, tocar, causar incômodo ou apoquentar, produzir apreensão em, fazer caçoada, zombar e falar sobre, entre outros. Por isso, são corretos os usos dos vocábulos derivados, também inventariados pelo dicionário, como bulimento (o ato ou efeito de bulir) e bulidor (aquele que pratica o bulimento).
Estou escrevendo esse artigo para essa página por se tratar de um blog de domínio escolar, considerando que o ambiente onde a manifestação do bullyng toma maiores proporções e causa os mais variados prejuízos é no ambiente escolar.
Considerando a definição apresentada para o termo Bullying, nem preciso de muito esforço para exemplificar algumas situações ocorridas no meio escolar:
 Espalhar comentários sejam esses comentários falsos ou verdadeiros;
 Recusa em se socializar e/ou intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
 Ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades, etc).
 Ridicularizar a vítima por alguma característica física e/ou psicológica.
 Danificar objetos pessoais da vítima como forma de ridicularizá-la ou ameaça-la
Essas são apenas as formas mais comuns de manifestações do Bullyng, lembrando que essa prática pode ocorrer tanto por parte dos alunos quanto das autoridades escolares.
Tenho certeza que você, caro leitor, nem precisa se concentrar muito para lembrar situações em que foi vítima de bullyng, bem como situações em que praticou o Bullyng sob a alegação de que estava apenas fazendo uma brincadeira. Fala sério heim!
O Bullyng não tem graça nenhuma e ainda provoca o adoecimento das vítimas. Eis alguns sinais e sintomas possíveis de serem observados em alunos alvos de bullying:
 enurese noturna (urinar na cama);
 distúrbios do sono (como insônia);
 problemas de estômago;
 transtornos alimentares;
 isolamento social/ poucos ou nenhum amigo;
 tentativas de suicídio;
 irritabilidade / agressividade;
 transtornos de ansiedade;
 depressão ;
 resistência/aversão a ir à escola;
 demonstrações constantes de tristeza;
 mau rendimento escolar;
Eu deixo como desafio para todos os alunos e funcionários da Escola Lucia Martins Coelho a prática e divulgação dessa idéia: “Fala Sério... Praticar o Bullyng não tem graça nenhuma!”.
Comece agora mesmo a fazer diferente para fazer a diferença!

Eliane A. Espíndola
Psicóloga
Gerente Técnica do Programa de Saúde do Adolescente
Secretaria Municipal de Saúde
Campo Grande / MS

2 comentários: